Notícias

15/06/2026 Alguns de vós poderão já ter reparado que foram entregues em Foral, pela Junta de Freguesia de Algoz, grandes quantidades de material para a reparação das estradas secundárias. O Presidente da Junta, Fábio Antão, informou-nos de que o empreiteiro com quem habitualmente trabalham iniciará os trabalhos nas próximas duas semanas.
As 160 toneladas de material tiveram um custo aproximado de 3.000 € para a Junta. Prevê-se que os custos com mão de obra elevem a despesa total deste projeto para cerca de 5.000 €. Importa salientar que o orçamento anual total da Junta para este tipo de intervenções na freguesia de Algoz é de 12.000 €.
Uma vez que o material poderá não ser suficiente para a reparação de todas as estradas secundárias, foi decidido dar prioridade às vias mais afetadas, às que não foram intervencionadas em projetos anteriores, bem como às que dão acesso a habitações de residentes com mobilidade reduzida. O empreiteiro dará posteriormente continuidade às restantes estradas secundárias. Caso o material não seja suficiente para todas as intervenções previstas, as estradas que ficarem por reparar serão prioritárias em futuros projetos.
O Presidente informou ainda que a reparação de várias crateras de grandes dimensões nas estradas principais, perto do entroncamento junto ao restaurante, foi realizada pelos próprios serviços da Junta, que conseguiram obter pequenas quantidades de betuminoso a frio junto da CMS. Isto apesar de a manutenção dessas estradas principais ser da responsabilidade da CMS.
A Comissão irá enviar uma nota de agradecimento à Junta pelo esforço desenvolvido.

01/05/2026 Na quarta-feira, 29 de abril, dois membros da direção da Associação reuniram-se com o presidente da Junta de Algoz, Fábio Antão, e com a vice-presidente, Sónia Pais, em Foral. Foram discutidos e decididos os seguintes assuntos:

1.    Após uma visita a algumas das estradas secundárias mais afetadas, Fábio Antão confirmou que os trabalhos de reparação nestas estradas terão início assim que a Câmara Municipal de Silves (CMS) disponibilizar a maquinaria necessária. Esta maquinaria encontra-se atualmente a ser utilizada noutras juntas de Silves, pelo que não foi possível indicar uma data exata para o início dos trabalhos. Referiu, no entanto, que é provável que demorem algumas semanas.

2.    A Junta solicitou às autoridades competentes a instalação de sinais de STOP nos cruzamentos entre as estradas secundárias e a estrada principal. Este pedido está atualmente a ser analisado.

3.    A questão das árvores em risco de queda ou inclinadas de forma perigosa também foi levantada pela Associação. Fábio Antão salientou que, caso ocorram acidentes, por exemplo, árvores a cair sobre casas, o incidente deve ser comunicado aos serviços de emergência através do número 112. No entanto, se existirem condições perigosas que possam representar um risco futuro ou conduzir a um possível acidente, estas devem ser comunicadas à Proteção Civil. Em breve divulgaremos os contactos, juntamente com outros números de emergência.

4.    Fábio Antão afirmou que os veículos da Junta passam pela estrada principal com a maior frequência possível para recolher o lixo deixado junto aos contentores, mas o abandono ilegal de lixo constitui um verdadeiro problema na maioria dos locais. Enquanto caminhávamos pela estrada principal, um camião parou e deixou algum lixo de construção junto aos contentores de reciclagem! O Fábio falou com o motorista, tirou algumas fotografias e comunicou o caso às autoridades responsáveis pela aplicação da lei.

5.    Todos os documentos anteriores que alertam para as condições perigosas da estrada principal, incluindo as fotografias de acidentes de trânsito e de veículos de emergência, serão novamente enviados ao Fabio pela Associação. Ele voltará a abordar esta questão junto da Câmara Municipal de Silves (CMS).

6.    Fábio Antão referiu ainda que qualquer pessoa preocupada com a instalação e utilização ilegais de habitações temporárias em Foral deve comunicar esses casos por escrito, com o máximo de informações possível, incluindo fotografias, à CMS, uma vez que só esta entidade poderá avaliar se essas instalações são legais e dispõem das licenças necessárias.

7.    Os novos proprietários do lote 76, onde se encontram as caixas de correio, manifestaram o desejo de doar permanentemente uma pequena parte do seu terreno à Junta de Algoz. Isto garantirá que as caixas de correio possam permanecer na sua localização atual e que a Junta passe a ser responsável pela manutenção desta pequena parcela de terreno. Fábio Antão irá analisar a viabilidade jurídica e os requisitos necessários para que esta doação se concretize e informará diretamente os proprietários do lote.

21/04/2026 Foi acordado durante a reunião com a Junta que será realizado um levantamento pela Associação para documentar o mau estado do pavimento de algumas estradas secundárias, utilizando um plano da Larga Vista. Fábio Antão, o presidente da Junta, visitará depois essas estradas com membros da Comissão até ao final do mês e será definido um plano de ação.